Vamos falar de Usabilidade?
“As percepções e respostas dos usuários resultantes de uso e/ou antecipação o uso de um produto, sistema ou serviço”. ISO 9241-210, sobre usabilidade.
É uma disciplina que envolve a aplicação de técnicas e princípios para tornar um produto ou serviço mais fácil de usar. É uma parte importante do design de interação e pode ser aplicada a uma ampla variedade de produtos, incluindo sites, aplicativos, dispositivos eletrônicos e até mesmo produtos físicos e serviços. Alguns dos métodos comumente utilizados para avaliar e melhorar a usabilidade incluem testes de usuário, análise de tarefas e avaliação heurística.
”Facilidade e eficiência de aprendizado e de uso, bem como satisfação do usuário”. Nielsen, 1993, sobre usabilidade.
No caso dos cursos, os benefícios em utilizar os métodos da usabilidade são:
a melhora da aprendizagem, pois se um curso é fácil de usar, os alunos terão uma experiência de aprendizado positiva e serão mais propensos a completar o curso.
o aumenta a eficiência, pois um curso de fácil uso permite que os alunos prenda a atenção no conceito e prática, o que pode aumentar a eficiência da aprendizagem.
a melhora a satisfação do usuário, pois se um curso é fácil de usar, os alunos não dispersam do assunto e provavelmente terão uma opinião positiva sobre ele.
pode aumentar a retenção, pois se um curso proporcionar uma boa experiência, os alunos serão mais propensos a lembrar do que aprenderam e a aplicar o conhecimento no mundo real.
pode aumentar a adesão, pois se a aprendizagem flui naturalmente, os alunos serão mais propensos a continuar participando dele e a recomendá-lo a outras pessoas.
“É resolver as tretas da melhor forma para quem é afetada por elas”. Conrado Cotomácio e Allan Cardoso, sobre usabilidade.
Na comunicação de um produto ou serviço, se a usabilidade é ignorada poderá ocasionar em frustração, pois se um produto não é fácil de usar, os usuários podem desistir de usá-lo ou levar mais tempo para realizar tarefas, o que pode ser, além de frustrante, ineficiente. A baixa satisfação do usuário pode levar a não recomendação do produto ou serviço, baixa adesão e, pior, leva à uma opinião negativa sobre ele.
“É resolver as tretas da melhor forma para que é afetada por elas”. Conrado Cotomácio e Allan Cardoso, 2022, EBAC, sobre usabilidade.
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